Caminhada

Caminhada

A caminhada é o melhor caminho para manter em dia todas as estruturas da locomoção . Em cada passo _ cujo movimento dura, em média , de 01 à 02 ínfimos segundos, contraímos diversos músculos e sofremos a ação do impacto do nosso corpo contra o solo, o que é fundamental para fortalecer e tonificar a própria musculatura, além de estimular a regeneração da massa óssea ( isso porque o impacto é uma espécie de empurrão para o osso fixar o cálcio )

Um estudo da Universidade de São Paulo atestou não só os efeitos do caminhar para o fortalecimento do esqueleto, como também demostrou que esse hábito ameniza as dores de quem sofre de problemas articulares, contribuindo para reduzir a necessidade de analgésicos. Caminhar, na realidade, é um exercício que só deve ser evitado por indivíduos com doenças reumatologicas em estágio muito avançado , como artrose grave e artrite _ converse com seu médico

A caminhada deve ser realizada da forma mais natural e relaxada possível . Agora, isso não significa caminhar de qualquer jeito ! Muitas vezes, em função da pouca flexibilidade ou do desequilíbrio de algumas cadeias musculares que surgem quando ficamos muito tempo parados , adquirimos vícios posturais . Caminhar com as costas arqueadas, a barriga solta, a cabeça para frente e os ombros tensos , pode tornar sua caminhada desconfortável logo de cara ! Por outro lado, não adianta ficar rígido e andar como um robô _ nada disso ! Tente o meio termo : nem tão relaxado, nem tão tenso ... converse com seu fisioterapeuta !

Veja como caminhar em terreno plano , com uma postura correta :
Cabeça : deixe-a alinhada com a coluna, olhando sempre para o horizonte ! Imagine um balão de gás saindo por trás de sua cabeça e te levando para cima ...
Ombros : elevar os ombros, tensiona muito toda a região do pescoço ! Afaste-os de suas orelhas ...mas não os deixe caídos, relaxados ...
Braços : o seu balanço deve ser natural e se modificar de acordo com a velocidade de sua caminhada . E preste atenção : quando os braços vão para frente, não devem cruzar o centro do corpo !
Abdomen : levemente contraído , para garantir sua estabilidade
Quadril : procure mantê-lo neutro, sem empinar o bumbum ... o correto é que ele faça uma rotação natural para frente e para trás
Pernas : o tamanho da passada varia de indivíduo para indivíduo ! Não se force além do natural

Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, observaram que de 30 ä 45 minutos de uma caminhada leve a moderada, 05 x/ semana, já são suficientes para reduzir a gordura visceral e conter os riscos associados a ela .

Endorfina : secretada pela hipófise , no cérebro, este hormônio está relacionado à nossa sensação de bem estar e relaxamento, ajudando a reduzir os estados de ansiedade . Estudos já comprovaram que de 30 ä 60 minutos de caminhada estimulam a produção desse hormônio !

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